Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Hamsters e suas variadas especies

Há algum tempo ganhei da minha tia uma hamster síria assim que a vi me apaixonei e comecei a estudar sobre todas as espécies dessa fofa criatura. O que mais me chamou atenção foi o Hamster Roborovsk.. mas enfim, isso é um outro assunto. Vamos então falar sobre as várias espécies dessa fofa criaturinha..

Para começar, irei separar as espécies entre selvagens e domesticáveis de acordo com a possibilidade de domesticá-los ou não.

SELVAGENS

Hamster-Comum

hamster-comum, é originário do Norte e Leste da Europa e parte da Ásia. É um animal que se encontra em estado selvagem e ao mesmo tempo domesticado.






Mesocricetus newtoni


Bom não encontrei muitas informações a respeito dessa espécie, o que encontrei foi que é uma espécie de roedor da família Cricetidae.
Pode ser encontrada nos seguintes países: Bulgária e Romênia.





Hamster turco
Hamster Turco é um Mamífero do Grupo dos Roedores. É encontrado na Europa e Ásia. Tem várias cores pelo corpo, como marrom, cinza, preto e branco. Assim como outras Espécies de Hamsters, Existem Indivíduos de Hamster Turco Selvagens e Domesticados. Na Natureza o Hamster Turco Se Refugia em tocas para escapar de predadores. Alimenta-se de Vegetais. O Hamster Turco Tem vários Filhotes Por Gestação. É uma espécie de hamster intimamente relacionado com o hamster sírio  é usado em laboratórios como cobaia, não é muito usado como animal de estimação por ser agressivo.




As especies a seguir nao encontrei muitas informações por isso vou colocar só os nomes delas ;) 

  • Mesocricetus raddei - Hamster Ciscaucasiano
  • Cricetulus alticola - Hamster Ladak
  • Cricetulus barabensis - Hamster Listrado Chinês
  • Cricetulus curtatus - Hamster Mongol
  • Cricetulus eversmanni - Hamster de Eversmann
  • Cricetulus kamensis - Hamster Tibetano
  • Cricetulus longicaudatus - Hamster de Cauda Longa (menor)
  • Cricetulus migratorius - Hamster ArmenoCricetulus tritonkeeypoiuytr
  • Cricetulus obscurus
  • Cricetulus pseudogriseus - Hamster de Cauda Longa (maior)


DOMESTICÁVEIS


Hamster Sírio

Chegamos aos hamster domésticos. os hamster sírios são os mais comuns em cativeiro. Bom, eu tenho uma hamster síria ( nina) e la é muito linda, os sírios são o que se pode chamar de individualistas, ou seja, não coloque outro hamster na mesma gaiola ( a não ser que sejam irmãos) pois eles vão brigar. eu particularmente ja vi uma hamster começar a bater nos filhotes depois que eles atingem uma certa idade ( mais ou menos 20 dias). tirando isso, eles são muito doceis e podem atingir até 17cm.  Para distinguir um macho de uma fêmea basta olhar para a cauda deles ( observar a figura 1). os hamster sírios tem vários tipos de cores mas todos são sírios.

 Normalmente a fêmea fica no cio de 5 em 5 dias e ele dura em torno de 4 a 24horas.
figura 1




























Hamster anão russo Campbell

 O hamster anão russo ,também chamado por erro de Hamster Chinês ,é um hamster de preferência para as pessoas que querem um hamster menor e mais sociável,ele pode ser colocado em uma gaiola menor ,mas contando que tenha rodinha ,comedouro ,bebedouro e serragem .Este hamster faz parte do grupo de pequenos hamsters do gênero Phodopus  , que inclui o hamster anão russo  winter white,o anão russo Campbell  ,o hamster roborovski, e o hamster Chinês ,saibam que o hamster roborovski é o chinês ,são proibidos no Brasil,aquele hamster chinês que está a venda nos pet shops são na verdade anões russos.  eles podem chegar até 12cm.




Hamster Anão Russo Winter-White - também chamado de Hamster Djungariano ou Siberiano (branco invernal)


Menos comum que o Anão Russo Campbells, o Hamster Anão Russo Winter-White é originário do leste do Cazaquistão e sudoeste da Sibéria, onde vive em estepes. O nome Winter-White, que pode ser traduzido como "Branco-Invernal", é devido à tendência que possui de se tornar branco no inverno. Nesta época, quando os dias são mais curtos, a pelagem do hamster pode se tornar mais clara, apresentar manchas brancas ou mesmo se tornar completamente branca. A finalidade desta transformação, no habitat natural, é confundir-se com a neve de inverno. Caso contrário, sua cor escura ,sob o fundo branco de neve, atrairia seus predadores. Em geral, o Winter-White não se reproduz quando sua pelagem está branca. Também conhecido como Hamster Siberiano (não confundir com o Sírio!), o Winter-White é mais compacto que o Anão Russo Campbells, tem olhos mais proeminentes e uma espinha curvada, que lhe confere um aspecto ovalado. Esse hamster é raro em lojas de animais.  a cor original do hamster Anão Russo Winter-White é cinza escuro, com o subpêlo cinza ainda mais escuro. Também existem diversas outras variedades, como o safira (violeta-acinzentado), o imperial (com a barriga branca) e o pérola (branco com ricos coloridos pelo corpo). eles podem chegar até 10cm.




Hamster chines 
O hamster chinês possui uma seção de corpo alongada entre as pernas e sua cauda é mais longa do que a de outros hamsters, eles são considerados mais finos e longos se comparados aos outros primos famosos.  Quando adultos portanto eles devem ser longos e delgados, bem tonificados, mas não magros. Sua pelagem é curta e densa e deve ter uma aparência muito suave, ajudando a realçar o olhar muito elegante do hamster. Estes hamsters têm um comprimento médio de cerca 8 centímetros e geralmente um tempo de vida estimado em 2 anos, se você tiver alguns cuidados essenciais seu amiguinho pode viver porém até 3 anos.






Hamster Roborovski

Então, como disse no começo desse post, o hamster roborovsk e um dos que acho mais fofos (claro que a nina é a mais fofa neh?!)  
As características que distinguem os Roborovskis são a parte branca que eles têm no lugar onde seriam as sobrancelhas e a falta de listras no dorso que geralmente se vê nos hamsters anões. Eles vivem em média até três anos e meio de idade – é o máximo que um hamster doméstico vive.Eles são muito curiosos, entretanto facilmente se assustam e se intimidam. São sociáveis e quando socializados desde pequenos dormem juntos em um só lugar. Suavelocidade os tornam um animal inadequado para crianças, que geralmente gostam de tê-los na mão e afagá-los. Eles são muito apegados ao dono quando são introduzidos desde filhotes. Eles têm um bom temperamento e raramente mordem. Na medida em que crescem até atingirem aproximadamente o tamanho do polegar de um adultoPor causa do seu tamanho e características, eles são cômicos quando os observamos em grupos sociais. Se mantidos juntos em pares sexuais ou grupos, os Hamsters Roborovski normalmente começam a dar cria na primavera seguinte ao ano em que a fêmea nasceu. As fêmeas em geral ficam estéreis em torno de 24 meses de idade, mas os machos normalmente são férteis a maior parte de suas vidas.Eles quando fogem são complicados de encontrar e de apanhar devido á sua velocidade , tamanho e cor e por isso , não o soltem caso vocês consigam comprar um ( no Brasil e proibida a venda desses hamster mas tem algumas pessoas que conseguiram comprar).








É isso. Espero que esse post tenha sido últil. se tiverem ideias para postagens é so avisar. Abraços.




13 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Rita vou ler os conteúdos que me passou e atualizarei alguns posts.. Adoro aprender coisas novas sobre essas pequenas criaturinhas rsrs

      Excluir
  2. Minha hamister bonny esta com quedas de pelos mas só na região do pescoço será que é sarna

    ResponderExcluir
  3. ola hamest chines hiberna ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, recentemente meu blog estava parado, então estou começando a respondes as perguntas que estavam recentes agora srs. Desculpe a demora. Bom, fiz umas pesquisas e os hamsters que geralmente hibernam são os sírios e os anões russos. Mas, se você achar que seu hamster está hibernando pode tentar aquecê-lo e estimular movimentos nele massageando-o. Mais uma vez desculpe a demora, o blog estava parado a um ano rsr

      Excluir
    2. Olá, recentemente meu blog estava parado, então estou começando a respondes as perguntas que estavam recentes agora srs. Desculpe a demora. Bom, fiz umas pesquisas e os hamsters que geralmente hibernam são os sírios e os anões russos. Mas, se você achar que seu hamster está hibernando pode tentar aquecê-lo e estimular movimentos nele massageando-o. Mais uma vez desculpe a demora, o blog estava parado a um ano rsr

      Excluir
  4. Parabens,poucas pessoas c dedicam tanto a esses adoraveis bichinhos =) Vim qqui pois vou ganhar meu primeiro Hamster. Q Deus t abençõe ♥

    ResponderExcluir
  5. Queria Ter Um Hamster Anão Russo Winter White.

    ResponderExcluir
  6. tenho um casal de sírios... estou amando.

    ResponderExcluir
  7. Que linda matéria Brenda!

    Quero comprar um casalzinho de chinês, estou procurando os melhores lugares! Ficou excelente a sua matéria, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. ADOREI DEMAIS,OBRIGADA QUERIA COMPRAR OS HAMSTERS ANÃO RUSSO NORMAL E BRANCO E O ROBOROVSKI MAS NÃO SABIS OS NOMES,MUITÍSSIMO OBRIGADA CARA ME AJUDOU DEMAIS

    ResponderExcluir
  9. POW VLW ME ESCLARECEU MUITA COISA ! ESTOU AFIM DE UM ANÃO RUSSO MAIS CREIO QUE O BRANCO INVERNO NÃO VOU ACHAR AQUI NA MINHA CIDADE :( , O CHINES VERDADEIRO TBM ACHO QUE NÃO , OS QUE DIZEM SER CHINES AQUI NA VDD SÃO ANÕES RUSSO, ACHAM QUE ME ENROLAM VENDENDO HAMSTERS CHINES SEM RABO KKKK

    ResponderExcluir